Translate

segunda-feira, 18 de abril de 2022

McLaren MP4/9 - McLaren-Peugeot

McLAREN MP4/9
McLAREN-PEUGEOT
F1 1994
McLaren MP4/9, Mika Hakkinen
VISÃO GERAL
Categoria: Formula 1 (1994)
Ano de fabricação: 1994
Construtor: McLaren (Reino Unido)


MODELO
Classe: Monoposto de corrida
Diretor Técnico: Neil Oatley (Reino Unido)

FICHA TÉCNICA

Motor: Peugeot A6 V10 720bhp
Cilindrada: 3 500 cm³
Transmissão: McLaren/TAG semi-auto T 6 velocidades
Combustivel: Shell
Pneus: Goodyear Eagle
Peso total: 515kg


HISTÓRICO DE COMPETIÇÃO
Mika Hakkinen e Martin Brundle
Marlboro McLaren Peugeot
Temporada: F1 1994
Nome da equipe: Marlboro McLaren Peugeot
Patrocinadores: Marlboro, Peugeot (motores), Shell (combustível), Goodyear (pneus), Hugo Boss, Courtaulds,  ABAC Air Compressors, Ferroli, Tencel, TAG Heuer, Kenwood.
Pilotos: 
              7 - Mika Häkkinen (Finlândia)
              7 - Philippe Alliot (França)
              8 - Martin Brundle (Reino Unido)
Corridas disputadas: 16
Pódios: 8
Vitórias: 0
Classificação da equipe na temporada: 4º lugar com 42 pontos


  O ano de 1994 marca o aparecimento da marca francesa Peugeot no circo da Formula 1, com um aliança a equipe britânica McLaren, já campeã mundial diversas vezes, a Peugeot passa a ser fornecedora de motores um motorão V10.

CLIQUE "MAIS INFORMAÇÕES" PARA CONTINUAR
   Os resultados foram tímidos, nenhuma vitória, mas também nada mal para uma estreia foram dois segundos lugares, um no GP de Mônaco com Brundle e no GP da Bélgica com Hakkinen, também chegaram no pódio em terceiro lugar, foram seis vezes, uma com Brundle no GP da Austrália a última corrida da temporada  e sob pilotagem de Hakkinen os outros cinco terceiros lugares nos GPs de San Marino, Reino Unido, Itália, Portugal, Europa (disputado em Jerez na Espanha).
Martin Brundle e Gerhard Berger
Pódio do GP de Mônaco em 1994, com o vitorioso Schumacher da Benetton-Ford ao centro, a esquerda o segundo lugar Martin Brundle com a McLaren Peugeot e em terceiro lugar à direita Gerhard Berger da Ferrari.
Gerhard Berger e Martin Brundle
Última corrida do ano na Austrália, no pódio ao centro Nigel Mansell da Williams-Renault o vencedor, à esquerda o segundo lugar Gerhard Berger da Ferrari e em terceiro lugar, na foto à direita Brundle da McLaren-Peugeot.
  A grande dificuldade enfrentada pela equipe McLaren-Peugeot de 1994 foi a grande quantidade de quebras principalmente de motor, em torno de oito vezes, segundo o site de informações Stats F1 assim para a temporada seguinte a McLaren firmou acordo com a alemã Mercedes-Benz e a Peugeot que estava evoluindo seus motores (segunda parte do campeonato de 1994 os motores ficaram melhores) teve que buscar uma nova equipe parceira, assim assinou com a Jordan para 1995.

RESULTADOS
AnoChassiMotorPneusPilotos12345678910111213141516PontosPosição
BRAPACSMRMONESPCANFRAGBRGERHUNBELITAPOREURJPNAUS
1994MP4/9Peugeot A6
V10
G7Finlândia Mika HakkinenRetRet3RetRetRetRet3Ret233371242
França Philippe AlliotRet
8Reino Unido Martin BrundleRetRet8211RetRetRetRet4Ret56RetRet3
Ret = não concluiu a prova
Fonte: Wikipedia

+ IMAGENS DA TEMPORADA 1994
Mclaren MP4/9
Brundle em Mônaco.
Helmet Martin Brundle

McLaren Peugeot
GP da Grã-Bretanha, Mika Hakkinen em ação.
McLaren Peugeot
Martin Brundle em Interlagos 1994.


McLaren Peugeot
Hakkinen 1994
McLaren Peugeot
Brundle 1994, em alguns GPs já era proibida a propaganda de cigarros, acima a imagem no GP da Grã-Bretanha em Silverstone.
McLaren MP4/9
Philippe Alliot, piloto francês de testes que substituiu Hakkinen que foi punido em uma corrida, assim Alliot disputou o GP da Hungria.
McLaren Peugeot
Exemplar a exposição do McLaren MP4/9
McLaren Peugeot
Em exposição modelo sem o patrocínio da Marlboro, além de Reino Unido, na França também já era proibida a propaganda de cigarros em 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger